Geral Blog da Saúde, Blog, Saúde, Ministério, Notícias

  • Aplicativo traz à sua mão informações sobre coronavírus
    by blogdasaude@saude.gov.br (Carlos Espindola) on março 19, 2020 at 10:02 pm

      A pandemia do coronavírus (COVID-19) alertou o mundo da necessidade de todos adotarmos medidas de prevenção diárias para minimizar o risco de contrair a doença, que ainda não tem tratamento e nem vacina. Além de medidas de higiene e desinfecção pessoal e no trabalho, outra arma eficiente para deixar o vírus bem longe é a informação! A nova ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Saúde torna possível ter acesso a dados e notícias sobre a doença e as ações do Governo do Brasil, a mão e em qualquer tempo. É o aplicativo Coronavírus-SUS, que está disponível nas plataformas para android e iOS. Ao entrar no Coronavírus-SUS, o usuário já vê as notícias em tempo real e dicas sobre como se prevenir do coronavírus. O aplicativo também traz um mapa, com base na localização do usuário, que identifica os postos de saúde públicos mais próximos.

  • Pausa Para Saúde: Saiba como está o combate ao coronavírus
    by blogdasaude@saude.gov.br (Luiza Palheta) on março 12, 2020 at 11:59 am

    #98 – Em janeiro deste ano nós gravamos uma edição especial do podcast a respeito do Coronavírus, uma doença que começava a assustar muitas pessoas ao redor do mundo. Naquele episódio muitas informações sobre o vírus ainda eram desconhecidas, mas agora a comunidade internacional de saúde tem mais detalhes. E, por isso, achamos importante atualizar todas as informações que já passamos antes, além de apresentar novas informações sobre essa doença e explicar um pouco mais sobre as ações que o Governo do Brasil está adotando para combater o coronavírus.

  • Equipamento que melhora nitidez do som está disponível no SUS
    by blogdasaude@saude.gov.br (Luiza Palheta) on março 3, 2020 at 8:46 pm

    Cerca de 466 milhões de pessoas em todo mundo, o que corresponde a 5% da população mundial, tem perda auditiva incapacitante. E o mais preocupante é que 34 milhões são crianças, sendo que 60% dos casos infantis é devido a causas evitáveis. Estima-se que em 2050, mais de 900 milhões de pessoas, ou uma em cada dez pessoas, terão perda auditiva incapacitante. Aproximadamente um terço das pessoas com mais de 65 anos de idade são afetadas pela perda auditiva incapacitante.

  • Sarampo é a bola da vez. Se proteja com a vacina
    by blogdasaude@saude.gov.br (Luiza Palheta) on fevereiro 20, 2020 at 8:21 pm

     Uma pessoa infectada pode contaminar dezenas! O Ministério da Saúde está promovendo uma nova etapa de vacinação contra o sarampo, que vai se estender até 13 de março e tem como objetivo vacinar pelo menos três milhões de crianças e jovens, na faixa etária de 05 a 19 anos de idade. Mais duas etapas estão previstas para este ano: uma no período de junho a agosto, para mais uma vez atingir o público de 20 a 29 anos, e outra, em agosto, destinada a população de 30 a 59 anos de idade.

  • Pausa Para Saúde: Cuide da sua saúde neste carnaval!
    by blogdasaude@saude.gov.br (Luiza Palheta) on fevereiro 20, 2020 at 1:30 pm

    #95 – É quase carnaval! Já é possível ouvir machinhas, frevo, samba, tocando em vários lugares do país! E como nós já fizemos uma edição do podcast sobre cuidados que você deve ter durante as festividades, resolvemos fazer uma nova edição com dicas mais detalhadas sobre a maneira correta de se alimentar antes, depois e durante a folia!

  • Pedra na vesícula: cálculos que causam dor na região abdominal
    by blogdasaude@saude.gov.br (Luiza Palheta) on fevereiro 6, 2020 at 6:27 pm

    A vesícula é um órgão que se assemelha ao formato de uma bolsa, componente importante do sistema digestório humano. Exerce a função de reservar e concentrar a bile produzida pelo fígado a ser liberada no intestino delgado. A bile tem a função de emulsificar as gorduras dos alimentos a serem digeridos e ajudar na absorção de importantes nutrientes como as vitaminas A,D,E e K. O excesso de sais ou colesterol podem formar cálculos de vários tamanhos na bile e prejudicar a passagem no cano que é conectado no intestino. São essas pedras que não conseguem ser digeridas que ficando na vesícula e causam dor e mal-estar na região abdominal.

  • Hábitos saudáveis ajudam na prevenção do câncer
    by blogdasaude@saude.gov.br (Luiza Palheta) on fevereiro 4, 2020 at 3:37 pm

    Dia 02 de fevereiro marca o Dia Mundial do Câncer, uma doença que não é única e sim um conjunto de doenças que podem acometer diversas partes do corpo. “O câncer tem como causa uma variedade de fatores, que nós chamamos fatores de risco, cuja maioria se relaciona com o ambiente externo ou com aquilo que nós colocamos no nosso organismo”, explicou Inez Gadelha, Chefe de Gabinete da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde. A data é relevante para a conscientização em todo o mundo. Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a epidemia global de câncer tende a aumentar nos próximos anos. Atualmente, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos.

  • NutriNet Brasil: estudo mapeia saúde alimentar da população
    by blogdasaude@saude.gov.br (Luiza Palheta) on fevereiro 4, 2020 at 2:09 pm

     Pesquisa vai acompanhar hábitos alimentares de 200 mil brasileiros por dez anos O estudo NutriNet Brasil, coordenado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP (Nupens/USP), em parceria com o Ministério da Saúde, vai mapear a cultura alimentar brasileira. Iniciada nesta segunda-feira, a pesquisa acompanhará, por dez anos, características da alimentação e do estado de saúde de 200 mil pessoas.

  • Não compartilhe mensagem sobre novo coronavírus antes de checar
    by blogdasaude@saude.gov.br (Luiza Palheta) on janeiro 30, 2020 at 10:12 pm

    Quando novas doenças surgem, começam também os boatos sobre elas. E com o novo coronavírus não está sendo diferente.  Diante deste cenário, temos todos os dias, novas notícias e informações sobre o novo coronavírus, uma doença respiratória grave, que surgiu na China há algumas semanas. E no meio de tantas notícias, temos aquelas que são verdadeiras e as que são falsas, as famosas Fake News que possuem uma força de propagação enorme, por meio das redes sociais e de aplicativos de mensagens.

  • Pausa Para Saúde: O que se sabe sobre o coronavírus até agora?
    by blogdasaude@saude.gov.br (Luiza Palheta) on janeiro 30, 2020 at 8:49 pm

    #92 – O mundo está assustado por conta do surgimento do novo coronavírus, uma doença respiratória que surgiu na China há algumas semanas. Porém, o Governo do Brasil está preparado para identificar o novo coronavírus e prestar o atendimento à população. Desde o dia 22 de janeiro, o Ministério da Saúde instalou o Centro de Operações de Emergência (COE) para preparar a rede de saúde do Brasil para o atendimento de possíveis casos no país. Para saber mais a respeito dessa doença, confira nossa edição do Pausa para Saúde e se mantenha muito bem informado!

Open chat
1
Olá
Posso te ajudar?